quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A culpa é sempre do estagiário... quando o administrador é mais incompetente que ele


   
Para justificar um erro que –independente de quem cometeu – foi um erro da empresa, o Peixe Urbano publicou em sua fanpage agora há pouco um pedido de desculpas “bem humorado” colocando a culpa, claro, no estagiário. A postagem, até a finalização deste texto, já estava com mais de 200 comentários. Alguns, elogiando e rindo da “brincadeira”. E outros criticando a abordagem e acusando a companhia pela prática de cyberbullying e assédio moral.
No post, o Peixe Urbano se desculpa por um erro em uma ação e diz que a culpa foi do estagiário, que “estava muito ocupado no carnaval e provavelmente por isso errou no envio”. A imagem que ilustra a postagem é uma foto do suposto estagiário vestido de Minnie.

Se foi engraçada, ou não, depende do que cada um de nós considera humor. Se houve assédio moral, a Justiça vai avaliar. Se o tal estagiário realmente existe ou foi só uma maneira “descontraída” de lidar com o problema, uma hora vai ser dito e espalhado nas mídias sociais. Por trás de tudo isso, entretanto, há um fator cultural tão comum quanto pernicioso nas empresas brasileiras: esquivar-se das responsabilidades.

Se uma compra no e-commerce atrasa, a empresa responsável pela venda culpa a transportadora, que culpa a terceirizada responsável pela entrega na cidade do comprador, que culpa o gerente de logística, que culpa o funcionário encarregado da entrega que, ao não ter mais quem culpar, culpa o próprio cliente, que – no fim das contas – não tem culpa de nada.

Para o administrador, culpar o funcionário, o estagiário, é mais cômodo. Na maioria das vezes, quem tem esse tipo de postura acha que está passando a impressão para o cliente de que foi simplesmente um erro no nível operacional e que uma advertência ou uma demissão resolverá. E talvez até resolva.

Talvez até o erro tenha sido mesmo do funcionário ou do estagiário. Mas se o administrador recebeu a responsabilidade de coordenar tudo para que corra bem, um erro de qualquer um também será um erro seu.

www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário