Para faturar mais, a maioria dos donos de pequenas empresas acaba
recorrendo à redução de custos operacionais e diminuição de despesas
fixas comerciais. Tudo para aliviar as contas da empresa. “O mercado
dinâmico vem cobrando uma ação mais inovadora das empresas tanto no que
diz respeito aos seus processos quanto a ações mercadológicas”, afirma
João Bonomo, professor do Ibmec MG.
Para Ricardo Mollo, professor de finanças do Insper, não ter muito
capital sobrando pode funcionar como um impulso para que o empreendedor
coloque em prática ideias criativas para se destacar da concorrência e
faturar mais. “É encontrar uma forma criativa na hora de promover ações
comerciais. Tem a ver com a atitude do empreendedor, muito mais voltada
para um espírito de liderança e persistência com relação a vendas”,
explica.
Um dos principais erros que os pequenos empresários cometem é o de não
calcular se a empresa está crescendo com lucratividade quando vende com
margens muito baixas. “É muito melhor vender com qualidade do que vender
a qualquer custo”, resume Rodrigo Zeidan, professor de finanças da
Fundação Dom Cabral. Veja algumas recomendações para quem deseja faturar
mais sem precisar investir muito.
1. Motive sua equipe de vendas
Para alguns empreendedores, inspirar a sua equipe é uma coisa natural.
Para outros, não. “Vender mais é uma coisa de atitude, para se ter alta
performance é preciso ter alguém que está à frente do processo”, explica
Mollo. Por isso, não adianta cobrar da equipe se você não se mostra
empenhado com a ideia.
Além de investir em treinamento, o empreendedor pode pensar em campanhas
internas de vendas para a sua equipe. Mollo explica que o prêmio pode
ser algo simples, como um happy hour interno.
2. Conheça melhor os seus clientes
Entender melhor o seu cliente pode facilitar na hora de vender um
produto ou serviço a mais. Para Bonomo, observar quais canais os seus
consumidores estão acostumados a utilizar é uma maneira para descobrir
as suas preferências. “Normalmente esta ação pode ser adquirida
gratuitamente, pois há vários canais efetivos que podem ser utilizados
para compra ou comunicação com os seus clientes”, explica.
3. Busque novas parcerias
Conversar com fornecedores e participar de feiras e eventos do mercado
são duas maneiras do empresário estar por dentro das novidades. Dessa
maneira, ele consegue obter informações para tratar com fornecedores e
conhecer novas empresas.
“Negocie com fornecedores a possibilidade de trabalhar com produtos que
sejam novos no mercado, mas tente estabelecer a possibilidade de
trabalhar de forma consignada. É uma alternativa barata e que
possibilitará tanto para você quanto para o fornecedor checar se o
mercado está interessado nesta novidade”, explica Bonomo.
4. Faça promoções curtas
Sites e redes sociais são algumas ferramentas que podem ajudar na
promoção de ações de pouca duração. “Hoje, quem não usa o Facebook, por
exemplo, pode perder uma oportunidade barata de vender. É um novo tipo
de networking”, conta Mollo.
Para Bonomo, fazer promoções curtas e com prazo estabelecido
direcionadas para os potenciais ou melhores clientes pode ajudar a
vender mais e se diferenciar da concorrência. “Crie a perspectiva de
singularidade entre o mercado e mude sempre rapidamente de ação, pois
desta forma você não conseguirá ser copiado pela concorrência,
conseguirá proporcionar benefícios tangíveis para os clientes e
despertar o interesse das outras faixas”, explica Bonomo.
5. Invista na fidelização
Ofereça vantagens como acúmulo de pontos e descontos progressivos em
troca da indicação de amigos para fidelizar os clientes da sua empresa.
Para Mollo, é uma ótima maneira de interagir com o seu consumidor e
aumentar as vendas.
“Clientes normalmente têm interesse em ser fiéis a uma marca ou
estabelecimento, desde que consigam visualizar incentivos que poderão
obter mediante o estreitamento de sua relação. É alternativa fácil e que
normalmente não demanda investimento”, diz Bonomo.
Fonte
Revista Exame
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