sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Lei que determina que uso de celular e e-mail fora do trabalho equivale a hora extra pode dificultar a contratação

Em relação à tecnologia, muitos brasileiros tem a sensação de que é impossível desconectar, principalmente com o uso cada vez maior de redes sociais, além da facilidade da comunicação virtual e do acesso à internet. Isso não muda no ambiente de trabalho pois muitas vezes, os profissionais acabam trabalhando fora do ambiente profissional.

A partir daí, no fim do ano passado, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff uma lei que acaba com a distinção entre trabalho dentro e fora da empresa, gerando polêmica entre funcionários e empregadores. A alteração na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) diz que o uso de celular ou e-mail para contato entre empresas e funcionários equivalem, para fins jurídicos, às ordens dadas diretamente aos empregados.

Para o diretor-geral da Trabalhando.com Brasil, Renato Grinberg, a nova regra pode prejudicar, e muito, tanto profissionais que estão buscando uma oportunidade quanto empresas que estão contratando. "Apesar de parecer que a lei está beneficiando os funcionários, pode ocorrer o efeito inverso, ela pode fechar portas para novas contratações" diz.

Ainda segundo Grinberg, muitas das leis recentes estão prejudicando o processo de contratação. "Nós, que buscamos profissionais para trabalhar em empresas de médio e grande porte, sentimos isso na pele. Os empregadores têm reconsiderado contratações e em alguns casos, cancelado colocações dentro das empresas, justamente, por receio de em vez de ganhar com uma contratação, perder com processos trabalhistas, por exemplo. Isso pode até contribuir com o desaquecimento das contratações no país", finaliza. 


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