segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mais de 50% dos funcionários brasileiros consideram a possibilidade de pedir demissão

Realizada entre o quarto trimestre de 2010 e o segundo de 2011, com aproximadamente 30 mil empregados de 17 países, a pesquisa Inside Employees Minds™ da Mercer ouviu também as opiniões de cerca de 1.200 brasileiros.

A nova pesquisa da Mercer mostra que os funcionários no Brasil estão satisfeitos com muitos aspectos de seu trabalho e carreira, mas comparando-se com a última edição da mesma pesquisa feita em 2004, estão menos comprometidos com suas empresas.

Por outro lado, em 2004, 72% dos profissionais pretendiam deixar suas corporações. Em 2011, esse número passou para 56%, um número menor, mas ainda considerado elevado.

As organizações no Brasil cresceram economicamente, mas isso parece ser uma faca de dois gumes, uma vez que o melhor ambiente econômico levou a uma maior rotatividade de pessoal em busca de salários mais altos. Por isso que, embora os empregados estejam satisfeitos com seus empregos atuais, seus gestores e sua remuneração, grande parte planeja deixar suas organizações.

Carreira

Nos últimos anos, as organizações no Brasil ampliaram substancialmente suas ofertas de desenvolvimento de carreira aos empregados e essas iniciativas ficam evidentes no aumento da pontuação nas questões relacionadas a este item. Entretanto, com a redução no comprometimento e o aumento na rotatividade, pode haver espaço para outras melhorias porque os empregados dizem se preocupar imensamente com as oportunidades de carreira. Fica clara essa preocupação quando analisamos 10 valores principais para o empregado quando pensa em seu atual trabalho. Entre os três primeiros itens estão: avanço na carreira, remuneração básica e oportunidade de treinamento. Os dez itens em ordem de valor são:
  • Oportunidades de carreira 
  • Remuneração fixa
  • Oportunidades de treinamento
  • Trabalhar para uma organização respeitável
  • Tipo de trabalho realizado
  • Bônus e outros incentivos
  • Plano de saúde privado
  • Plano de pensão para aposentadoria
  • Reembolso educacional
  • Programas de qualidade de vida

"Os profissionais brasileiros tem uma percepção positiva sobre as chances de crescer em suas organizações. Cerca de 71% acreditam que vão atingir seus objetivos profissionais de longo prazo e 61% afirmam que as promoções são dadas para pessoas talentosas. Nesse sentido, mesmo as corporações correndo o risco de perder seus talentos pelo atual momento de apagão de mão-de-obra, nunca na história do país houve essa visão positiva de plano de carreira, do pacote de remuneração e benefícios, das ferramentas para atualização e da importância da reputação da organização como elemento de maior engajamento e um melhor desempenho profissional " afirma Marisabel Ribeiro, Líder da área de negócios de Capital Humano da Mercer para Brasil. 


www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário