quarta-feira, 9 de maio de 2012

Google x Carolina Dieckmann: buscador é responsável por conteúdo indexado?

Após ter fotos íntimas vazadas na internet, a atriz Carolina Dieckman tomou uma série de medidas extra-judiciais para tentar eliminar o conteúdo da rede. Entre essas providências, foi feita uma solicitação ao Google para que as imagens não aparecessem mais em seus resultados de buscas, o que a companhia acabou atendendo, antes mesmo de o caso seguir para uma instância jurídica, afirmou o advogado de Dieckmann.

A decisão chama atenção mais uma vez para um assunto que, vez ou outra, gera debates na internet: o Google é, afinal, responsável pelo conteúdo que exibe em seus resultados de buscas? Na lógica da empresa, não, pois ela é apenas um indexador de páginas independentes publicadas na internet. O argumento, inclusive, tem sido utilizado na disputa da página de notícias do buscador com alguns sites noticiosos, que chegaram a manifestar o interesse em cobrar do Google para que seus conteúdos fossem exibidos ali, como uma espécie de licenciamento. A empresa se defende, dizendo que apenas redireciona o internauta à página original.

Imagem: reprodução/Google

Por outro lado, diante da relevância que assumiu, chegando a ser praticamente um sinônimo da própria internet, o Google se impõem a responsabilidade de filtrar alguns conteúdos, mediante critérios estabelecidos por sua política.
O que você acha do assunto: em casos como o da atriz Carolina Dieckmann, o Google deve ou não bloquear sites em seus resultados de buscas?

www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário