quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Até 2040, 75% da frota mundial de veículos andará sem motorista

O que antes só podia ser visto em filmes de ficção científica, está cada vez mais perto de se tornar uma realidade corriqueira. Pelo menos, quando o assunto é automóvel.

De acordo com uma previsão do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), uma das principais organizações de engenharia do mundo, até 2040, grande parte da frota mundial de carros irá circular pelas ruas e estradas sem a necessidade ter um motorista humano à frente do volante.

Os estudos para a implementação da nova tecnologia já estão adiantados. Há dois anos, foram testados pelo Laboratório de Visão Artificial e Sistemas Inteligentes (VisLab) os carros autônomos em uma distância de 15 mil km (equivalente em ir da Itália até a China).

De acordo com os resultados obtidos, a tecnologia de câmeras, radares e lasers que existe hoje já é suficiente para que estes veículos sejam capazes se conduzir de maneira autônoma em várias circunstâncias.

Outro passo significativo para o avanço dessa tecnologia foi dada elo governo do estado de Nevada, nos Estados Unidos. O carro desenvolvido pelo Google recebeu, em 2012, autorizações para circular em vias públicas.

www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário