quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Site permite enviar e-mail anônimo para alertar amigo que tem mau hálito

Ao verem o título desta matéria, é possível que muitos de vocês, leitores, tenham pensado que se trata de alguma brincadeira. Mas o assunto é sério. A Associação Brasileira de Halitose criou um espaço em seu site em que é possível enviar para amigos que têm mau hálito mensagens anônimas - para evitar constrangimentos - alertando-os do problema e sugerindo formas de resolvê-lo. Segundo a ABHA, a halitose atinge cerca de 30% da população brasileira (mais de 50 milhões de pessoas) e é responsável por vários problemas sócio-emocionais, como baixo desempenho profissional e queda da auto-estima.

No site da ABHA, é possível enviar a mensagem de alerta por e-mail ou mesmo solicitar que o envio seja feito por carta. A associação faz questão de destacar que o assunto é sério e pede que a plataforma não seja utilizada para brincadeiras.

O que é a halitose?

Segundo a ABHA, "a halitose ou mau hálito é uma condição anormal do hálito que se altera de forma desagradável. A palavra halitose se origina do latim. "Halitu" significa ar expirado e "osi" alteração. É, portanto, o odor expirado pelos pulmões, boca e narinas".

A associação destaca ainda que "a halitose não é uma doença, mas pode denunciar a ocorrência de alguma patologia ou problema de saúde. Entretanto, pode também sinalizar alguma alteração fisiológica. Sendo assim, é um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio, devendo ser identificado através de um correto diagnóstico e tratado adequadamente quando o problema torna-se crônico".

Consequências

"Na maioria das vezes, a simples presença de mau hálito pode provocar sérios prejuízos pessoais, emocionais e até profissionais. Além disso, o portador pode desenvolver verdadeiras neuroses, traumas sérios, gerando inclusive afastamento mesmo das pessoas próximas a ele", afirma a ABHA.

Segundo a associação, os problemas de cunho sócio-emocional mais comumente gerados pelo problema são: insegurança ao se aproximar das pessoas ou ao falar, depressão, dificuldade em estabelecer relações amorosas e afetivas (entre o casal, entre pais e filhos, entre amigos e familiares em geral, etc.), resistência ao sorriso, ansiedade, baixo desempenho profissional e / ou estudantil, queda da auto-estima e auto-confiança, além de outros fatores comprometedores.

"Entretanto, não á apenas a 'saúde psicológica' do paciente que fica comprometida. No caso da halitose crônica, causada por fatores patológicos, por exemplo, há um real comprometimento da saúde física do paciente, com a existência de falhas ou alterações em determinado órgão ou sistema do portador. Isso mostra a importância em se identificar as causas da halitose e tratá-las adequadamente", afirma a ABHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário