quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Redes sociais: quantidade ou qualidade?

Por Gustavo Rocha - www.administradores.com.br

Segundo Shelly Palmer, ter mais de 200 amigos no Facebook é um problema. Ele desenvolveu esta teoria afirmando que mais de 200 pessoas não podem ter interesse naquilo que você publica. E mais, sugere que você exclua as pessoas de sua rede social.
Para balizar o debate, transcrevo parte do artigo publicado na Exame.com sobre o tema.

‘Se você tem 600 amigos, provavelmente tem cerca de 400 em excesso. É impossível tanta gente interessar alguém’, disse Palmer em entrevista à Agência Efe. Segundo o consultor, este processo de enxugamento faz parte da evolução natural do Facebook, apesar de ser comum usuários se ‘assustarem’ na hora de reduzir sua lista de amigos.

‘Mas isso não é o importante, o principal é para o que se usa esta rede social. Com o tempo a gente se dá conta que o Facebook só tem valor se for para manter contato com um grupo reduzido de pessoas’, explicou o analista, que já foi indicado a um Emmy por seu programa de televisão ‘Hi-Tech’, exibido pela cadeia ‘Fox’.

‘Há uma razão para ter perdido contato com teus amigos do colégio e o fato de encontrá-los no Facebook não significa que tenha muitas coisas em comum com eles’, explicou.

Sua receita para apagar contatos tem duas fases, uma mais educada e outra mais drástica.
A primeira medida é publicar na rede social uma mensagem para todos seus seguidores avisando que irá realizar um enxugamento de amigos e que só ficarão os que clicarem em ‘curtir’ ou fizerem um comentário.Realizado este filtro inicial, Palmer sugere que o usuário analise as amizades restantes para ver se elas trazem algo de positivo. Se não, o consultor afirma que também devem ser apagadas.

O autor admite que embora a iniciativa não seja ‘prazerosa’, ela tem ‘benefícios reais’ porque faz da rede social um espaço dinâmico de troca de conteúdos com pessoas que ‘realmente importam’.

O número de amigos adequado depende de cada pessoa, embora Palmer situe um limite razoável em 200 contatos.

‘O parâmetro que eu uso é se compartilharia as fotos dos meus netos aprendendo a usar a privada com todas essas pessoas do Facebook, se considerar que alguém não deveria ver, então não deve manter essa pessoa como amigo’, argumentou.

O Facebook oferece ferramentas para impedir usuários listados como amigos de verem determinadas publicações, mas para Palmer isto é uma incongruência.

‘Se não quer que alguém veja suas coisas por que ela é seu amigo? Se te perguntarem por qual razão você desfez a amizade pode dizer que seu Facebook estava impossível de ser manejado e espera que possa te perdoar’, aconselhou Palmer.

Outra alternativa para realizar a limpeza de amigos seria abrir uma segunda conta no Facebook com outro nome e para uso mais privado, opção pela qual, segundo disse Palmer, escolheram muitos usuários, enquanto outros preferiram eliminar seu perfil atual e começar do zero.

A medida de enxugamento da conta na rede social (‘Facebook cleanse’ em inglês) já foi adotada por várias pessoas, e uma busca na internet revela isso, pois é possível encontrar diversos métodos para esta ‘desintoxicação’ de amigos”.

Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/para-guru-da-tecnologia-ter-mais-de-200-amigos-no-facebook-e-um-problema
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário