domingo, 20 de janeiro de 2013

Ser Humano

Muitas vezes ouvimos a seguinte frase: "Lidar com o ser humano não é fácil".
Estamos falando de pessoas, as quais uma é diferente da outra.
As pessoas mudam seu humor de acordo com o momento em que está vivendo, reagem de forma diferente de acordo com cada situação.

Existem pessoas que estão dispostas a toda hora, não existindo tempo ruim, outras já são imprevisíveis.
E no mundo dos negócios, saber lidar com as pessoas necessita-se muitas vezes ter paciência e certo jogo de cintura.

Seja o cliente, o fornecedor, um terceirizado, os colaboradores, os gestores, todos são seres humanos e são passíveis de desentendimento.
Temos que saber entender as necessidades de cada um, como diz o ditado, olhar os dois lados da moeda.

Muitas vezes não é fácil entrar em um consenso, pois cada parte possui a sua necessidade e como definir quem está com a razão?
Iniciando-se assim os conflitos.

Existem casos que poderemos observar e resolver o conflito, mas há casos onde os dois lados poderiam estar corretos, pois são necessidades distintas, sendo necessária uma negociação, onde alguém deverá ceder, são situações difíceis e que precisamos ter a gestão de pessoas.

Há momentos que não queremos ter um conflito e com isto temos atidudes passivas, resolvemos o problema, mas temos que estar atentos, para que uma atitude desta não cause outros problemas futuros.

Outro dia ouvi a seguinte situação:
A colaboradora descobre que está com câncer e não está em condições psicológicas para trabalhar, por outro lado a empresa precisa que suas atividades sejam realizadas. Os dois lados possuem suas necessidades. Não é justo mandar um colaborador embora nesta situação, mas a empresa também precisa de que alguém faça as atividades. O que você faria nesta situação, pensaria com o coração ou com a razão?

São várias situações, algumas forjadas, outras não, mas a melhor decisão a ser tomada nem sempre é a que realizamos. Muitas vezes cabe o bom senso, independente se seja a decisão correta.

Uma ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário