segunda-feira, 1 de abril de 2013

Redes sociais: use com moderação

Facebook, Twitter, Youtube se você possui perfis nesses ou em outros sites de relacionamentos a dica é: Use com moderação! As redes sociais também estão na mira das empresas, e nos Estados Unidos já é realidade um novo serviço, na área de Recursos Humanos, que consiste em pesquisar a vida dos candidatos na internet.
No Brasil essa preocupação cresce à medida que as redes sociais ganham mais repercussão e usuários. E seguindo esse boom virtual as empresas também estão criando perfis nessas redes, e estão cada vez mais atentas às postagens de seus colaboradores e dos candidatos que podem vir a compor seu quadro de funcionários.

Por que monitorar?

Hoje, aproximadamente 97% da população brasileira que possui acesso à internet também está conectada às redes sociais. Neste sentido, o Facebook é o campeão disparado na preferência nacional, respondendo por 63,4% dos acessos. E com certeza, esses números não podem ser desconsiderados.
Por isso, muitas empresas tenham adotado uma postura mais tolerante em relação ao uso das redes sociais e liberado o acesso durante o expediente. Entretanto, em contrapartida a isso, é fundamental que os colaboradores não ultrapassem os limites e busquem usá-las com bom senso. Deste modo é importante estar atento aos conteúdos publicados em seus perfis nestas redes, pois estas postagens podem influenciar negativamente sua carreira e tornarem-se decisivas para a manutenção de seu emprego.
Dicas para fazer o bom uso das redes sociais durante o trabalho:
- Deixe de fora sua vida pessoal – Postagens com temas de cunho pessoal e relativos à sua vida amorosa, por exemplo, devem ser evitadas, afinal o seu expediente deve ser focado em atender suas demandas e não para fazer das redes sociais seu divã sentimental;
- Bom senso e respeito – Evite fazer postagens de conteúdos com apelo sexual, críticas de gênero, racistas; como também postar fotos e vídeos que demonstrem comportamentos divergentes aos apresentados no ambiente de trabalho;
- Resolva problemas fora da internet - Evite fazer comentários agressivos, críticas diretas ou indiretas aos seus chefes, colegas e a empresa, pois este comportamento demonstra imaturidade e não vai resolver seus problemas com os mesmos. Pelo contrário, o máximo que você vai conseguir é uma demissão por justa causa;
-Evite excessos de conversas paralelas – Ficar no bate-papo o dia inteiro prejudica a realização de tarefas, o comprometimento, a atenção para com as demandas e influencia diretamente no mau gerenciamento do tempo, uma vez que desvia o foco do que deve ser feito. Evite conversas longas e alimentar assuntos que não tem relação com o seu trabalho;
José Roberto Marques - www.administradores.com.br

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