Você tem um negócio ou um hobby? Mas existe diferença? Sim, muita
diferença. Na verdade, este pode ser um grande problema para o
empreendedor: não enxergar que aquele produto ou serviço virou um
negócio e não saber precificá-lo.
Isso é muito comum acontecer entre os artesãos, por exemplo. O
comerciante tem uma aptidão e começa a produzir peças. Divulga o produto
de forma informal aos conhecidos, cria uma rede de possíveis clientes e
não consegue dar o próximo passo: fazer um plano de negócio estruturado
e com visão de futuro. Concluindo: hobby você gasta dinheiro e negócio
você ganha dinheiro. Ou seja, o negócio está focado na lucratividade que
a atividade traz.
Na nossa cultura, de forma errônea, o trabalho é colocado como algo
que produz sofrimento e luta. Portanto, se você faz algo com prazer, não
deve ser renumerado, pois o trabalho não pode ser uma atividade
prazerosa. É óbvio que este é um pensamento retrógrado. Podemos ser
renumerados por fazer aquilo que temos prazer, inclusive essa é uma das
principais regras para empreender: o segredo do sucesso está na paixão
que colocamos no nosso negócio.
Um bom exemplo de pioneirismo e visão de oportunidade nesse segmento é o
casal Juliano e Mônica Ipolito, que fundou a startup Elo 7, em 2008, em
Campinas. A empresa mantém um canal online para compra e venda de
artesanato. Na verdade, eles enxergaram que o setor trabalhava de forma
desorganizada e viram a oportunidade de criar uma rede social organizada
para o setor.
Até o início de 2011, o site de comércio eletrônico tinha como força de
trabalho somente os dois sócios. Em três anos, Juliano e Mônica
construíram uma comunidade virtual que oferece mais de 1,5 milhão de
produtos feitos por cerca de 65 mil artesãos de todo o país.
A lição maior que fica é que você precisa entender se quer empreender ou
somente ter uma ocupação de que goste. Caso opte por empreender naquilo
que gosta, veja alguns valiosos conselhos:
1. É muito comum que o empreendedor comece de forma informal e possua
uma outra atividade profissional. Para isso, você deve fazer um
planejamento a médio e longo prazo visando equilibrar suas finanças para
que um dia você consiga transformar o hobby em renda principal.
2. Defina objetivos claros para daqui a três, cinco e dez anos.
3. Trace estratégias para divulgação de seus produtos. Loja virtual, redes sociais, e-mail, feiras, entre outros.
4. Se o seu empreendimento demanda que você trabalhe de casa, é preciso
muita disciplina para não desfocar do negócio no dia a dia.
5. Defina quais custos mensais são necessários para manter o seu negócio em pé.
6. Você se mantém atualizado? Leia, estude e faça cursos.
Camila Farani é CEO do Grupo Boxx, focado em alimentação, e co-fundadora do Mulheres Investidoras Anjo
Fonte
Revista Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário