quarta-feira, 9 de julho de 2014

Um choque

Que lição poderemos levar sempre que a seleção perde em uma Copa do mundo?
Ainda estou em choque com o jogo de ontem.
O Brasil quando leva um gol, já começa a se decair, parece que desanimam de cara, começando a ficar preocupante o resultado.
Mas logo em seguida, levar um gol atrás do outro, sem ter reação, sem saber o que estava acontecendo, deixando os torcedores sem ação, o que era aquilo?
5 gols, o que era aquilo? O que passava na cabeça dos jogadores, da equipe técnica?
Para o torcedor vários erros são cometidos, como dizem, quem olha de fora, tem todos os palpites corretos e a crítica com certeza é o que receberão, ou melhor, recebem desde o primeiro gol tomado.
Mas faz parte da vida, saber ganhar ou perder, entender que não é porque perdemos que a única lição que levamos é a de criticar, revolta, destruição.
Vamos observar o jogo, o que aconteceu e levar algumas lições.
Uma equipe se faz não dar noite para o dia, para ter uma sintonia, precisa estar juntos por mais tempo, não é porque todos são jogadores em grandes times, ao jogar juntos farão as mesmas jogadas, por mais que exista o treino, não é a mesma coisa.
É um jogo de equipe, não deve existir estrelismo, cada um querer fazer um papel, querer chutar a gol, tem que existir uma união, estar atento aos lances, as posições, para que possam avançar juntos e chegar ao objetivo de todos, não um objetivo individual.
Aprender que não é com golpes baixos que se ganha e sim na garra.
O capitão do time está lá para ajudar o líder.
Ter confiança no líder, acreditar, ouvir, acompanhar, dar sugestões, mostrar falhas e todos os lados saber entender, filtrar e colocar o certo em prática, para sim alcançar o objetivo.
São estratégias que irão levar a vitória.
Mas o principal é ter o espírito de um jogo, onde apenas terá um ganhador, é preciso saber aceitar a vitória ou a derrota com dignidade.
Saber respeitar acima de tudo.
Não respeitamos em coisas pequenas, como por exemplo no jogo contra o Chile, onde cantam o hino nacional em capela e o povo brasileiro começa a vaiar, são nos pequenos gestos que devemos apresentar o nosso respeito, que somos uma nação que quer crescer, que estamos sendo vistos pelo mundo e queremos demonstrar que somos um país em potencial.
Não podemos apresentar o vandalismo de uma derrota, o desrespeito pelo adversário é claro que fica entalado na garganta esta sensação de perda, de uma forma tão dramática de perder por 7x1.
Mas por trás do jogo vem todo o desrespeito de uma gestão, expulsar um pentacampeão do vestiário, é um absurdo, convidam ele enquanto estamos ganhando e na derrota, quando o Cafú cumprimenta os jogadores é expulso pela CBF? Isso não se faz.
Os problemas de um resultado inicia com os gestores, que muitas vezes pensam em seus cofres e não no real objetivo, o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário