sexta-feira, 11 de julho de 2014

Agora é a hora de comprar um carro novo

exame.com
 Novo Volkswagen Gol Rallye, lançado pela montadora em maio de 2013
As más notícias divulgadas pela indústria automotiva nos últimos dias são ótimas para quem está procurando um carro novo: as montadoras estão loucas para vender.
Se em meio à euforia da Copa do Mundo você conseguiu acompanhar o noticiário, pode ter visto que a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) registrou uma queda de 7,6% nas vendas de veículos no primeiro semestre na comparação com o mesmo período de 2013.
“O primeiro semestre foi muito difícil para o setor automotivo, seja pela crise de exportação para a Argentina, seja pelas dificuldades no mercado interno. As vendas foram prejudicadas pelos feriados, pontes e pela Copa”, diz Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea.
Diante desse cenário, o momento é bastante oportuno para o comprador, conforme explica Milad Kalume Neto, gerente de desenvolvimento de negócios da consultoria automotiva Jato Dynamics.
“Desde o fim do ano passado, subiu muito o número de veículos estocados nos pátios das montadoras, que agora precisam desovar essas unidades”, diz Kalume.
E para tentar aquecer as vendas, as montadoras estão oferecendo melhores condições de compra, como maiores prazos de financiamento, além de promoções, como IPVA grátis.
“As montadoras estão diminuindo indiretamente os preços dos veículos para aumentar as vendas. Elas estão oferecendo condições especiais, como entradas menores e benefícios, como equipamentos de som de graça”, afirma Kalume.
O maior incentivo à compra também é confirmado pelo presidente da Anfavea: “Todas as montadoras estão fazendo inúmeras promoções não só no tocante a preço, como a acessórios e grandes promoções de financiamento”, diz.
Se há pouco tempo era comum verificar condições de compra que exigiam 50% de entrada, prazos de financiamento de até 24 meses e juros de 1% ao mês, segundo Kalume, hoje já é possível observar situações em que, com a mesma entrada de 50%, o financiamento parte de 24 meses e tem taxa de juros de 0%.
Passada a Copa, no entanto, a tendência é de que os estoques voltem a se normalizar e as ofertas sejam reduzidas. O que significa que o cenário é favorável, mas também passageiro.
“As condições estão vantajosas, mas não devem melhorar ainda mais porque a regulação já está acontecendo e os estoques vão começar a se normalizar. Então o momento é agora”, diz o gerente da Jato Dynamics.
Segundo o presidente da Anfavea, a expectativa é de que haja aumento das vendas no segundo semestre. “Não tenho dúvidas de que esse é o momento certo, até porque estamos prevendo um crescimento de cerca de 14,3% nas vendas do segundo semestre em relação ao primeiro semestre. O nível de estoque deve cair bastante nos próximos meses", afirma.
Tanto Kalume, quanto Moan, não sabem precisar com exatidão até quando as promoções devem permanecer, mas ambos recomendam que quanto antes a compra for feita, melhor, uma vez que passada a Copa a demanda tende a subir.
Cuidados
Mesmo que o cenário seja favorável para quem pretende comprar um carro, quem não tinha essa intenção deve tomar cuidado para não se empolgar com as promoções e arcar com gastos maiores do que o orçamento pode suportar.
A informação de que o momento é bom para a compra é válida sobretudo para quem já vinha se planejando. Do contrário, pode ser melhor esperar e comprar o carro de forma planejada, do que correr o risco de se endividar apenas para conseguir um desconto.
É importante lembrar que, além do custo de aquisição do carro, muitas despesas paralelas surgem quando o novo veículo entra na garagem, como com o IPVA, a gasolina, o seguro, etc.
Uma rápida simulação na ferramenta “Quanto custa manter um carro”, de EXAME.com, mostra que um carro de 30 mil reais, por exemplo, pode gerar custos de 9.901 reais por ano, sem incluir os gastos com a parcela do financiamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário