sexta-feira, 1 de março de 2013

Um show de atendimento

12 Dicas para aumentar a percepção de um bom atendimento:

1. Atenda ao primeiro toque, sempre.
2. Identifique sua empresa e faça uma saudação (bom dia, boa tarde).Fale com entusiasmo, como se fosse a primeira ligação do dia, mesmo que seja às 17:00h.
3. Ao identificar-se, forneça seu nome e sobrenome. Isto indica para o cliente profissionalismo, transparência e sugere respeito.
4. Nunca atenda solicitando “um momentinho”.
5. Sempre deixe que o cliente exponha todo o seu problema, não interrompendo-o , nem tentando adivinhar o assunto.
6. Faça o cliente sentir-se exclusivo durante o atendimento, não falando com outra pessoa ou realizando qualquer outra atividade.
7. Prometa o que pode cumprir, dando retorno no prazo combinado.
8. Sempre ofereça alternativas, encaminhando solução para o problema e nunca abandonando o cliente na linha, enquanto procura informações.
9. Use palavras que o cliente entenda, evitando termos técnicos ou gíria, orientando - o sobre todos os passos necessários à solução do assunto. Nunca fale: “eu acho que” pois clientes exigem soluções.
10. Mantenha silêncio absoluto no local de trabalho. Clientes não acreditarão em suas promessas caso ouçam uma “zorra total” ao fundo, apesar de seus esforços.
11. Mesmo que a informação solicitada esteja em folhetos ou manuais, resolva a dúvida e, somente após, oriente onde a mesma poderia ter sido esclarecida, sugerindo sua leitura.
10. Mantenha silêncio absoluto no local de trabalho. Clientes não acreditarão em suas promessas caso ouçam uma “zorra total” ao fundo, apesar de seus esforços.
12. Agradeça as ligações recebidas, mas nunca de maneira impessoal, como:“a empresa bloxo... agradece sua ligação”.Responder um tchau do cliente com outro tchau não é pecado! Mas não exagere, mandando beijos.
Prof. Itamar - Máxima Treinamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário