quinta-feira, 2 de maio de 2013

Teremos profissionais no futuro ou de futuro?

Por Gerson Ricardo - www.administradores.com.br

Iniciei a minha carreira profissional com 15 anos. Aqui já uma mudança que esta legislação trabalhista retrógrada e paternalista proporciona. Não se pode contratar menor de idade. E o que se faz com este menor? Deixa-se toda uma geração na ociosidade, pois assim como não se fiscalizava a questão de trabalho infantil, e aí é muito mais fácil para estes governos falidos e incompetentes, mudar a lei do que fiscalizar.
Com toda esta proteção, a geração que está aí ou está vindo, vêm totalmente desprovida de capacitação, experiência, princípios e valores.
Estamos em uma sociedade em que a maioria dos pais, delega a missão de educar para as escolas. Ora, a escola, deve ENSINAR. EDUCAÇÃO se obtém em casa, na base da família, mas isto é um outro tema para outro artigo.
Atualmente, os jovens que buscam emprego, buscam inicialmente alguém para lhes pagar algum valor como salário. Raramente está focado em iniciar uma carreira.
Possuo mais de 20 anos em cargos de gestão, onde já entrevistei e contratei diversos profissionais. É impressionante como o nível de candidatos vem caindo, e olha que a minha experiência é em três estados diferentes, assim como, cidades de diferentes tamanhos.
A culpa é de quem? Se analisarmos os orçamentos das empresas, as verbas de treinamento são cada vez maiores, pois se as empresas não investirem, este verdadeiro "apagão" de mão-de-obra se agrava ainda mais. Novamente a iniciativa privada compensando a ineficiência dos poderes públicos.
Numa época do "bolsas" de qualquer natureza, este desafio cada vez será maior.
Verdadeiramente, todos nós somos cúmplices de tudo isto. A sociedade brasileira tem uma verdadeira excelência em grandes manifestações quando os temas são, futebol, carnaval, paradas de qualquer natureza, enquanto isto, tudo o que um poder público de qualquer país, não é satisfeito.
O desafio de todos os gestores aumenta todos os dias. Se faz necessário construir equipes multi-funcionais para que todos estes desafios empresariais sejam superados. É possível sem GENTE?
Será que existe um futuro? Infelizmente as empresas e empresários, deverão cada vez mais, assumir as funções de verdadeiros gestores da sociedade, como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário