terça-feira, 27 de setembro de 2011

Café pode prevenir a depressão, dizem os cientistas


Mulheres que bebem duas ou mais xícaras de café por dia têm menos probabilidade de ficar deprimido, é o resultado de uma pesquisa publicada no Archives of Internal Medicine, em um estudo com mais de 50.000 enfermeiras nos EUA.
Não é claro este efeito, mas os autores acreditam que a cafeína no café pode alterar a química do cérebro. Café descafeinado não tem o mesmo efeito.
Os especialistas estão recomendando agora mais trabalho para entender melhor esta relação.
E dizem que é muito cedo para recomendar que as mulheres devam beber mais café para melhorar o seu humor.
A equipe de Harvard Medical School analisaram a saúde das mulheres com mais de uma década de 1996-2006 e contou com questionários para gravar o seu consumo de café.
Pouco mais de 2.600 das mulheres desenvolveram depressão ao longo deste período de tempo, no entando essas mulheres tendiam a ser não-bebedores ou de baixo de café ao invés de consumidores de café freqüentes.
Comparado com as mulheres que bebiam uma xícara de café com cafeína ou menos por semana e aquelas que consumiam duas a três xícaras por dia tinham 15% menor risco de desenvolver depressão. Aquelas que bebiam quatro ou mais xícaras de café ao dia cortou o risco em 20%.
Não existe um nível recomendado que uma pessoa deve consumir de cafeína.
Mas as mulheres grávidas são aconselhadas a consumir menos de 200mg por dia

Uma caneca de café instantâneo: 100mg
Uma caneca de café de filtro: 140mg
Uma caneca de chá: 75mg
Uma lata de cola: 40mg
Uma barra de 50g de chocolate ao leite: cerca de 25mg
Fonte: NHS Choices


E tem um efeito físico sobre a função cerebral e transmissão ao bloquear os receptores químicos certos, como adenosina. Mas mais pesquisas são necessárias para mostrar se isso pode significar que é útil para afastar a depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário