sábado, 12 de novembro de 2011

O que cabe no seu dia?

Quando surge o tema administração do tempo alguém normalmente pergunta qual a formula mágica para esticar os dias de modo que todas as nossas demandas e responsabilidades, que já não cabem num dia de 24 horas, caibam num dia esticado de, por exemplo, 32 horas. Por trás desta pergunta, evidentemente irônica, pois todo mundo sabe que não é possível aumentar a quantidade de horas de um dia, reside um dos maiores desafios para quem quer e precisa viver melhor o seu tempo.

A física explica que a capacidade de um recipiente é igual ao volume que ele pode conter. Ou seja, um copo com capacidade de 300 ml comporta no máximo 300 ml de liquido. Logo, você vai precisar de um copo maior se precisar armazenar 500 ml de água, por exemplo. Este é o ponto. Não é difícil encontrar um copo maior que seja capaz de conter mais suco de laranja. Porem é impossível esticar o dia para que ele seja capaz de conter mais demandas e tarefas.

Portanto, recomenda-se que as pessoas pensem sobre o tempo como algo que comporta e cuja capacidade é inflexível. Parece uma simples questão de semântica, mas perceba que há uma grande diferença entre “Este compromisso cabe no meu dia?” e “Tenho tempo para este compromisso?”.

Quando relacionamos os conceitos de tempo e capacidade somos mais rigorosos e seletivos, priorizamos com mais critério e responsabilidade. Permitimos que o nosso tempo seja ocupado apenas por tarefas e demandas que gerem os melhores resultados e satisfação pessoal. Por outro lado, quem vive a fantasia de que os dias são elásticos e que há tempo de sobra é mais vulnerável a falta de planejamento, a desorganização e a procrastinação. Também cede, com frequência, a tentação de assumir mais compromissos e responsabilidades do que, de fato, tem condições de cumprir. Pense nisso!

Revista Profissional & Negócios via www.academiadotempo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário