domingo, 4 de março de 2012

Caio Fernando Abreu, o cara do Facebook: você sabe quem ele é?

Se você tem perfil no Facebook, em algum momento já deve ter visto algum post com frases de efeito, trechos de romances ou versos de poemas atribuídos a Caio Fernando Abreu (ou, simplesmente, Caio F. Abreu). A fanpage do autor na rede tem mais de 400 mil "curtidores" e, no momento em que estava escrevendo esta matéria, 126.496 pessoas estavam falando sobre ela. Afinal, quem é esse cara que faz tanto sucesso?

Nascido em Santiago, no Rio Grande do Sul, Caio Fernando Abreu estudou Letras e Artes Cênicas, mas acabou fazendo carreira mesmo no jornalismo de entretenimento. Trabalhou para Nova, Manchete, Veja e Pop, além de colaborar para jornais como Folha de S. Paulo e Zero Hora.
Perseguido pela Ditadura Militar, o escritor se exilou na Europa de 1970 a 1974. De volta ao Brasil, morou em sua cidade natal e, nos anos 1980, mudou-se para o Rio de Janeiro e, sem seguida, para São Paulo. Em 1994 voltou à França mas regressou ao Brasil pouco tempo depois, ao descobrir que tinha aids.
Imagem: arquivo pessoal da família Abreu

Como escritor, ele ficou conhecido por uma literatura ácida, inclusive, um tanto diferente da imagem que ganhou no Facebook, que o aproxima da auto-ajuda.

Ao contrário do que muitos fãs do Facebook acham, Abreu já faleceu. Em decorrência das complicações causadas pela aids, ele morreu no dia 25 de fevereiro de 1996, aos 47 anos, em Porto Alegre.
Na página www.caiofernandoabreu.com, a agência Riff, responsável pela obra do escritor, disponibiliza diversos materiais e publicações mais pessoais do autor, como fotos e cartas.
No site não há nenhuma menção à famosa fanpage, que – provavelmente – não é oficial.

www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário