segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A hora de parar

Ana Camargo, de 41 anos, conta como foi a experiência de dar uma pausa na carreira em busca de foco e equilíbrio

Ana Camargo: Ela pediu demissão do cargo de gerente de marketing para o Brasil da Louis Vuitton para curtir um sabático - Crédito: Joene Knaus
Ana Camargo: Ela pediu demissão do cargo de gerente de marketing para o Brasil da Louis Vuitton para curtir um sabático
"A ideia não era viver um sabático ao estilo do filme Comer, Rezar, Amar, estrelado por Julia Roberts — parar tudo e fazer uma viagem de autoconhecimento para o Oriente. Depois de 17 anos trabalhando em grandes empresas como Natura, Bunge Alimentos, Swarovski e Louis Vuitton, sempre em movimento ascendente de carreira, resolvi sair do mundo corporativo e pedi demissão do cargo de gerente de marketing para o Brasil da Louis Vuitton. Aos 41 anos, já tinha conquistado uma boa posição e salário, mas não estava feliz.

Durante toda a minha trajetória, o foco foi a vida profissional. Não me casei, não tive filhos. Talvez, por isso, ficava no trabalho sempre por mais tempo do que os outros — em média, dez horas por dia. Acabei não equilibrando o cuidado com as outras esferas da vida, como família, amigos, namorados e, acima de tudo, eu mesma. Começava academia e parava; deixava a consulta do médico sempre para depois.

Já estava cansada dessa rotina, e aquela alegria característica da minha personalidade não era a mesma. Cada nova etapa de carreira vem acompanhada de autocobrança e dedicação total, que aos poucos vão impossibilitando ter uma visão com clareza. Foi aí que resolvi mudar. Em setembro do ano passado, apesar de um ótimo salário e da estabilidade profissional, pedi demissão. Foi uma decisão difícil. Muitas pessoas até hoje não entendem.

Logo que parei, ainda no auge do estresse, cheguei a pensar que nunca mais retomaria minha carreira. Pensei em voltar para a faculdade, fazer psicologia, ou abrir uma escola de inglês para crianças. Mas, sem tomar decisões impulsivas, aproveitei o tempo para sair da rotina do mundo corporativo e voltar os olhos e os cuidados para mim. Fazer meu planejamento de vida, finalmente. Um tempo para executar e organizar coisas simples, como passar 20 dias em um spa, iniciar uma terapia com foco em coach, passar mais tempo no interior com a família, sair mais com as amigas, preparar jantares especiais para o namorado, retomar um curso de espanhol intensivo, que já havia começado e parado duas vezes, voltar à academia com frequência.

À medida que o tempo foi passando, minha mente foi se aquietando e pude perceber o que realmente quero fazer. Para minha felicidade, esse período me fez ter certeza de que amo o que faço e quero continuar. Ainda bem. Agora, depois de seis meses fora de uma empresa, me sinto pronta para voltar ao mercado com mais equilíbrio e energia. Só que de forma diferente.

Aprendi que é muito fácil desequilibrar a vida. Por ser solteira e não ter marido e filhos, acabo ficando mais tempo no trabalho, esquecendo os fins de semana, assumindo mais coisas ao mesmo tempo. Mas isso não está certo. O segundo grande aprendizado foi que, em momentos de estresse, precisamos fazer uma autoanálise. São as pessoas, os chefes, a empresa que fazem cobranças demais ou é você? Muitas vezes vivemos um grande estresse por uma cobrança só nossa. Descobri que, mantendo o foco em meu equilíbrio, é possível assumir novos desafios de forma mais leve e mais feliz."

Você S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário