sábado, 16 de novembro de 2013

13º salário: gastar, poupar ou investir?

Décimo terceiro salário na conta é sinônimo de ir às compras, certo? Errado, pois este pode ser o momento ideal de se iniciar uma poupança para investir em uma grande oportunidade, seja financeira ou profissional. 
Ainda mais se esta renda complementar vier acompanhada de férias e possíveis bonificações, como algumas empresas que pagam até uma 14ª parcela da remuneração.

O que você acha de reservar este dinheiro para iniciar o planejamento para abrir um próprio negócio? No Brasil, cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) são representados por pequenas e médias empresas, que já ultrapassam a marca de 7,5 milhões de estabelecimentos formais no país e empregam cerca de 57 milhões de pessoas, o que corresponde a 60% dos empregos gerados. Não seria bom se sua ideia empreendedora fizesse parte desse cenário?

Outra sugestão é investir em sua carreira profissional. Com este valor, você pode dar entrada em um curso de pós-graduação ou de idiomas, como espanhol ou inglês. Um levantamento da Finep, agência responsável por financiar projetos acadêmicos, aponta que a quantidade de alunos cursando especializações universitárias subiu cerca de 22% em quatro anos, atingindo o número de 161.068 matriculados em 2010.
Entenda que economizar não significa ter privações radicais, mas sim uma etapa de aprendizado para que, em um futuro próximo, você possa apreciar um salário maior, conquistado por meio dos investimentos nos estudos ou em um próprio negócio.

Então, é hora de arregaçar as mangas e partir para o desafio. Coloque na ponta do lápis o que irá receber nos próximos meses, calcule todos os seus gastos e, com o dinheiro que sobrar, planeje como irá investi-lo. Com isso em mente, vislumbre que, daqui a alguns anos, você poderá aproveitar os resultados de toda esta dedicação e obter mais conquistas, com a ajuda da sua saúde financeira e sem passar por apertos.

Dora Ramos é especialista em contabilidade e diretora da Fharos Contabilidade & Gestão Empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário