terça-feira, 26 de novembro de 2013

Black Friday: Procon/SP atualiza lista de sites não recomendados


Se você é do time que já está empolgado com as possibilidades de descontos em mais uma edição brasileira da Black Friday, vá com calma. No Brasil, a data ficou mais conhecida pelos contratempos do que pelos benefícios. Por isso, é importante ter bastante atenção antes de fechar qualquer negócio.
Para auxiliar os consumidores do e-commerce, o Procon/SP mantém uma lista de sites não recomendados. Agora, com a proximidade do evento varejista, o órgão fez mais uma atualização no documento e incluiu novas lojas online.
A lista completa pode ser conferida aqui. 

Recomendações

De acordo com o Procon/SP, “as queixas contra esses sites ocorrem por irregularidades na prática do comércio eletrônico, principalmente por falta de entrega do produto adquirido”.
Esses fornecedores não são localizados - inclusive pelo rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsável pelo registro de domínios no Brasil.
Antes de comprar, o consumidor deve buscar mais informações a respeito do fornecedor para não cair em armadilhas. Confira algumas dicas:
- Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail);
- Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;
- Desconfie de ofertas vantajosas demais;
- Não compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o o boleto bancário e/ou depósito em conta.
- Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;
- Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);
- Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador.
- Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.
O Procon/SP disponibiliza essa e outras informações em seu site, no Guia do Comércio Eletrônico.

administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário