O release é a principal ferramenta
utilizada pelas assessorias de imprensa para “vender” uma notícia ou
pauta do seu cliente. É pelo release que os jornalistas conhecerão
produtos, serviços, eventos, lançamentos, etc. Para que um release
atinja seu objetivo, algumas técnicas e cuidados devem ser aplicados.
Confira sete estratégias antes de divulgar um release na imprensa:
1- Antes de escrever, oriente o cliente
Depois do planejamento de comunicação é hora de partir para o
release. É importante que a assessoria de imprensa oriente o cliente
sobre as características do release, como: linguagem e técnica aplicada
ao texto, estilo de abordagem, ordem cronológica e de relevância das
informações (lide), etc. Essa orientação é necessária para evoluir do
texto institucional à reportagem e, assim, extrair o máximo da notícia. A
assessoria de imprensa deve orientar o cliente, pois confiança é
fundamental para a sinergia do trabalho.
2- Vale mesmo uma notícia?
Com todas as orientações feitas é hora de avaliar o que é potencial
para virar notícia. Nem sempre o evento interno será manchete ou o
lançamento do produto precisa de coletiva de imprensa. Por isso, é da
responsabilidade da assessoria de imprensa apontar o potencial de cada
assunto e extrair o que realmente é notícia. Diariamente, as redações
recebem milhares de e-mails e para um se destacar, é necessário muito
trabalho, começando pelo release.
3- Se você fosse repórter, como daria esta notícia?
Pense no outro lado. Se você fosse repórter, qual abordagem
utilizaria para tratar do assunto que deseja divulgar? De cara, é
possível saber o potencial de aceitação da pauta. Se nesta hora não
houver resposta, volte e repense no assunto que deseja divulgar à
imprensa. Agora, se o potencial for grande, deixe o texto o mais próximo
de uma notícia, isso facilitará o interesse pela pauta.
4- Menos é mais, seja objetivo!
Jornalista recebe milhares de releases por dia, por isso, vá direto
ao assunto. Resuma o tema no título e na linha fina e use o primeiro
parágrafo para abordar o lide, ou seja, responda o que é, por que é,
como é, quando é, quem é, onde é, etc. Contextualizar o cliente e dizer o
quanto ele é bom, não ajudará a despertar interesse do jornalista.
5- Invista em pesquisa e estudos
Pode ser micro, pequeno, médio ou grande que, muitas vezes, o cliente
pode ser fonte rica de pesquisas, estudos e cases de sucesso.
Informações inéditas e exclusivas têm mais chances de chamar a atenção
do jornalista. Trazer dados e comprová-los é sempre mais interessante,
além disso, declarações oficiais também trazem mais apelo ao texto.
6- Tem foto?
É quase obrigatório uma imagem para ilustrar o release, desde que a
foto não trave o computador do destinatário. Essa foto pode ser do tema
central do texto ou mesmo do porta-voz da empresa. Com milhares de
releases, um link direcionando para o local onde a foto está em alta
resolução é essencial. A foto tem crédito? Avise o jornalista, pois
release é informação pública, mas a imagem pode exigir direitos
autorais. Tenha cuidado!
7- Quantidade ou qualidade?
Qual foi a estratégia definida com o cliente? Estar em um veículo de
peso ou em vários? Trabalhar exclusivas ou fazer uma divulgação ampla?
Antes de divulgar o release é importante definir isso com o cliente para
que o objetivo seja alcançado. Divulgar o release a lá “se rolar,
rolou” pode ser prejudicial para a imagem da assessoria de imprensa e do
assessorado. Avalie, inclusive, o potencial do assunto, definindo se a
divulgação será regional, estadual ou nacional, e como abordar cada
veículo. Mãos a obra!
Talita Scotto é diretora de comunicação da Agência Contatto, especializada em assessoria de imprensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário