sábado, 16 de novembro de 2013

Processos comerciais: como defini-los?

A definição de "processos comerciais" passa por duas perspectivas principais e complementares: a operacional, ou, em inglês, "sales & operations”, e a de vendas. Enquanto a primeira trata do backoffice da operação comercial, tais como políticas de preço e descontos, autorizações, critérios de atendimento de pedidos, estoques e Supply Chain (logística) de forma integrada; a segunda refere-se ao processo puro de vendas, abrangendo aspectos como o uso das habilidades e interações de forma a melhorar o desempenho e assertividade nas ofertas e previsões de vendas. Este último é tratado, geralmente, na automação da força de vendas.

Quando se fala em revisão ou redesenho dos processos comerciais, pode-se referir a um aspecto ou aos dois. Pessoalmente, entendo que, para ser bem sucedido, o redesenho precisa cobrir os dois lados desta moeda, tanto o “sales & operations” quanto a automação de vendas, já que os dois são interdependentes e precisam estar sincronizados.

Na prática, o redesenho de processos comerciais é complexo, e não existe solução simples para questões complexas. Muitas vezes, projetos desta natureza fracassam por conta de uma visão simplista do cenário encontrado. É importante, sim, uma avaliação prévia para que se entenda aonde se quer chegar e em quanto tempo.

Nesta avaliação, tão importante quanto entender aonde se quer chegar, é compreender os motivos pelos quais não se consegue fazer isto já. Termina-se esta avaliação desenhando a cadeia de valor e a relação de causa e efeito entre objetivos a alcançar e processos de negócios. A partir daí, é possível identificar quais os caminhos a seguir, pontos de melhoria e mudanças necessárias.

É um longo caminho, porém, a boa notícia é que, se este trabalho inicial for bem feito, pode ser construído um caminho com rápidos e significativos ganhos, sem que se perca a visão geral do futuro. Cuidado com as armadilhas dos famosos "puxadinhos" que, no primeiro instante, poderão parecer atraentes ao atender aos desejos de imediato, porém, com o tempo, derrubam a casa toda.

Com certeza há impactos para as equipes de vendas quando processos comerciais são revistos ou redesenhados. Estes impactos poderão envolver desde simples alterações nas carteiras de clientes, até profundas modificações em processos de vendas, ofertas ou políticas que envolvem requalificação, reposicionamento, redimensionamento ou mesmo a substituição de profissionais.

Enio Klein - gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário