O Baidu, maior site de buscas da China, anunciou nesta terça-feira
sua chegada ao Brasil, na primeira operação da companhia nas Américas,
mas ainda sem disponibilizar seu sistema de pesquisa online no país.
Em apresentação a jornalistas em São Paulo, o gerente de marketing do
Baidu no Brasil, Felipe Zmoginski, afirmou que o buscador em português
já existe e está em fase de testes, acrescentando que, enquanto o
lançamento não é feito, a companhia vê oportunidades para apresentar
outros produtos.
Além de um portal de conteúdos e serviços, o Baidu oferece no país
aplicativos móveis e softwares gratuitos, incluindo antivírus e
navegador de Internet. A empresa, por enquanto, tem operado no país por
meio do site hao123.com.br.
O diretor-geral da Baidu no país, Yan Di, afirmou que a companhia
está trabalhando para oferecer um sistema de buscas inovador "em breve".
Ele evitou cravar prazos.
Segundo o executivo, o Google domina 91 por cento da buscas feitas em
computadores no Brasil, ante percentual global de 70,5 por cento.
"Percebemos que há espaço para entrar nesse mercado."
Ele afirmou ainda que as vendas de smartphones no país apoiarão a
elevação do número de usuários de Internet e que até as Olimpíadas de
2016, a expectativa da empresa é que todos os brasileiros tenham
celulares inteligentes.
Além disso, completou o executivo, os recursos movimentados em
publicidade online no Brasil também deverão saltar para 4,2 bilhões de
dólares em 2016, ante 2,1 bilhões de dólares em 2012.
O diretor internacional de marketing da companhia, Li Je, afirmou que
o Baidu buscará efetivamente ganhar dinheiro com a operação brasileira
em três a quatro anos, com a empresa aprofundado o conhecimento do
mercado local nesse meio tempo. Ele não deu detalhes da previsão de
faturamento.
A empresa afirma que a operação brasileira poderá servir de base para
expansão pela América Latina. Fora da China, a Baidu está presente no
Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Egito,
Arábia Saudita e Emirados Árabes.
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