quinta-feira, 27 de junho de 2013

Metade dos consumidores não sabe que está com o nome sujo

Pesquisa realizada pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), mostrou que 54,9% dos consumidores não têm conhecimento sobre a existência de dívidas em seu nome e sobre quem é o credor, mesmo depois de receber a carta de notificação de débito, que avisa o devedor sobre a inclusão da sua pendência no banco de dados do SCPC. 


Pessoa afundada em contas
O estudo foi feito com 2.200 usuários de 17 a 82 anos que acessaram o serviço de consulta de nome sujo do portal da Boa Vista entre 6 a 16 de junho. A empresa constatou que parte dos consumidores ignorava que o seu nome estava sujo ao perguntar se eles sabiam qual era a situação do seu CPF antes de realizar a consulta no site. 
 
Mesmo antes de fazer essa consulta, os usuários já deveriam saber que seu nome foi negativado (ficou sujo, na linguagem popular) porque os órgãos de proteção ao crédito são obrigados a enviar a carta de notificação de débito ao cliente para informá-lo sobre a pendência e aguardar 10 dias antes de incluir o CPF no cadastro de inadimplência.
 
Segundo a Boa Vista, em alguns casos o consumidor não sabe que seu nome está sujo por ter mudado de endereço e não receber a carta de débito.
 
Na pesquisa da Boa Vista Serviços, os entrevistados também foram submetidos à seguinte questão: Em caso de dívida registrada, quando pretende pagar? Entre os que afirmaram possuir alguma pendência, 20,7% disseram que pretendem pagar a dívida em até 30 dias, outros 22,7% afirmaram que devem quitá-la em até 90 dias. E 56,6% não sabem quando poderão regularizar a pendência.

O SCPC é um dos maiores cadastros de inadimplentes do país hoje. E além dele existem outros dois grandes cadastros, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que é o sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) e o Serasa, que pertence à Serasa Experian.
 
Consulta de nome sujo gratuita pela internet

 
O levantamento também mostrou que 29% dos consumidores pagam por consultas a seu CPF e 28% nunca haviam consultado antes. 
 
Desde fevereiro deste ano, a Boa Vista disponibilizou um serviço gratuito no qual os consumidores podem consultar se seu nome está sujo gratuitamente pela internet. Antes, a consulta era feita de graça apenas se fosse feita presencialmente.  
 
Por meio da consulta do CPF, o usuário obtém informações sobre eventuais dívidas, os valores pendentes e quem é o credor. Para realizar a pesquisa, é preciso acessar o Portal Boa Vista Consumidor Positivo e clicar em "consulta de débito". Quem não é cadastrado deve fazer então um cadastro e depois informar o e-mail e a senha. Em seguida, o site irá informar se consta algum registo no SCPC. 

exame.com

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