quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

7 erros que você deve evitar para ter sucesso

Por GISELE METER
'Agir com sabedoria assegura o sucesso'. Esta poderia ser uma frase atribuída a um filósofo ou qualquer outro pensador, mas pertence ao livro mais antigo de todos os tempos: a Bíblia. E embora exista quem acredite que este é um livro voltado somente para a religião, se olharmos de forma mais apurada, podemos também tirar ensinamentos valiosos.
Esta é a proposta de William Douglas e Rubens Teixeira no livro 'As 25 leis bíblicas do sucesso'. Ele mostra que ao lermos a Bíblia podemos tirar bons ensinamentos para o crescimento profissional. O que nos leva a crer que não se trata de um ensinamento religioso, mas de valores fundamentais para se construir, inclusive, uma base sólida para a vida profissional. São princípios seguidos por grandes empresários e pensadores da administração, tais como Warren Buffett, Napoleon Hill e Jim Collins.
O grande problema em relação ao sucesso refere-se a forma de pensar nele. Isso porque nem sempre aquilo que acreditamos ser uma grande realização é também para outra pessoa. Sendo assim, a visão de sucesso é pessoal. Mesmo com isso, existem pessoas que são felizes fazendo o que gostam e para elas essa é a definição de sucesso. Outras, no entanto, acreditam que sucesso é ganhar muito dinheiro. Há ainda aquelas que acreditam que o sucesso está relacionado ao reconhecimento e fama que têm pelo que fazem.
De fato, seria muito bom aliar as três visões. Mas, na certa, optamos por apenas uma delas e esta, com certeza, é a que vai reger os nossos princípios e nos realizar também no aspecto profissional. Portanto, se você quer ter sucesso, reflita sobre os valores importantes de sua vida e foque naquilo em que acredita e não apenas no que os outros dizem.
Outro fator a ser considerado é buscar o sucesso também nas áreas social, familiar e financeira. Assim haverá um equilíbrio mais abrangente e duradouro que, certamente, proporcionará maior motivação e entusiasmo. Conforme o próprio livro ensina, antes de iniciar uma construção, é preciso 'limpar o terreno'. O que isso quer dizer? Desconstruir alguns mitos e tirar da mente barreiras psicológicas que atravancam o desenvolvimento pessoal.
Quem deseja buscar o sucesso deve ter em mente que existem fatores a serem observados de forma constante, para que possa, então, deixar o caminho livre para conquistar aquilo que se deseja. Quer saber mais algumas dicas sobre os 7 pecados capitais que você deve evitar para ter sucesso? Veja a seguir algumas que reuni definidas pelos autores?

7 erros que você deve evitar para ter sucesso - 1 (© Foto: Thinkstock)O pecado da pressa
Na busca desesperada pelo sucesso, muitas pessoas acabam atropelando passos fundamentais para um estabelecimento satisfatório. E mesmo que tenha alcançado grandes resultados, ainda assim se sente insatisfeita, não reconhece tudo aquilo que conquistou e, neste caso, a pressa é comparada a gula. É preciso saber que algumas coisas, por mais que se tenha talento e esforço, levam tempo para acontecer. Warren Buffet comentou certa vez que: 'Não dá para produzir um bebê em um mês engravidando 9 mulheres, ou seja, paciência é uma virtude indispensável para qualquer profissional'.

7 erros que você deve evitar para ter sucesso - 1 (© Foto: Thinkstock)O pecado da avareza
Avareza é o apego excessivo ao dinheiro. Na busca pelo sucesso, as pessoas podem desenvolver uma relação quase que doentia pelo dinheiro, seja por valorizar ou desprezá-lo em demasia. É preciso tomar cuidado para não cair nos extremos e, assim, procurar desenvolver uma relação saudável com o aspecto financeiro. Saber administrar o que ganha e não tratar o dinheiro como prioridade em sua vida são bons indicadores para lidar com a avareza, um pecado que pode ser prejudicial em vários aspectos.

7 erros que você deve evitar para ter sucesso - 1 (© Foto: Thinkstock)O pecado da falta de prazer no trabalho
Trabalhar sem prazer naquilo que se realiza pode ser muito perigoso. Isto porque deixamos de realizar as responsabilidades profissionais com amor dedicação e capricho. É preciso encontrar prazer naquilo que se faz e isto pode ser conquistado através do conhecimento. No entanto, não é todo mundo que se empenha para que isso aconteça. À medida que buscamos saber mais acerca de vários aspectos de nossa vida, temos a oportunidade de nos tornarmos independentes. E com isso aproveitamos o que temos de melhor e, consequentemente, levamos o melhor aos outros, sendo uma pessoa agradável de se ter por perto.
7 erros que você deve evitar para ter sucesso - 1 (© Foto: Thinkstock)
O pecado da inveja e da cobiça
Todos sabemos que não se deve cobiçar o que é do outro. No entanto, a inveja é algo ainda pior! É se incomodar com aquilo que os outros têm. Nos dois casos a pessoa olha demais para a vida alheia e deixa de buscar a felicidade em suas próprias conquistas. Além disso, vive de sentimentos negativos e é diretamente afetada por eles. Por isso, evitar reclamações, vitimizações e busca por culpados é fundamental para afastar a inveja e cobiça em sua vida. Foque no que é essencial: você mesmo! Veja as coisas por um lado positivo, você só tem a ganhar.

7 erros que você deve evitar para ter sucesso - 1 (© Foto: Thinkstock)O pecado da ira contra a riqueza
Há quem acredite que é errado enriquecer ou melhorar de vida e deste jeito, acaba ficando com raiva de quem prospera. O que estas pessoas não percebem é que quando acreditam que ser rico é ruim, possivelmente terão grandes dificuldades para se dedicar a melhorar a própria vida. Culturalmente há muito ressentimento de quem chega lá. Já dizia Tom Jobim: 'No Brasil, sucesso é ofensa pessoal'.
É preciso se livrar do pensamento de que a riqueza é algo ruim, conquistada com trapaças e egoísmo. Claro que existem pessoas que enriqueceram de forma desonesta, mas isto não é regra. É importante perceber que existem pessoas generosas que enriqueceram por meio do esforço, trabalho e muita dedicação! Inspire-se nelas em busca do melhor para você mesmo.

7 erros que você deve evitar para ter sucesso - 1 (© Foto: Thinkstock)O pecado da preguiça
Existem pessoas que sonham em ganhar dinheiro, mas não se esforçam para consegui-lo. Para elas o emprego ideal é aquele que não tenham de trabalhar muito e, de preferência, que a parte ‘pesada’ fique para os outros da equipe. O fato é que no mundo de hoje, não há como ganhar dinheiro fácil. Muito menos conquistar o que deseja sem se preparar ou trabalhar muito para que as coisas aconteçam. E trabalhar muito neste caso, não significa chegar à exaustão, mas ter foco nos próprios objetivos, sem preguiça de realizá-los.

7 erros que você deve evitar para ter sucesso - 1 (© Foto: Thinkstock)O pecado do orgulho
O orgulho está relacionado a se sentir superior aos outros, sem respeito ao próximo e passando por cima de quem quer que seja. É muito comum vermos pessoas que eram humildes em um primeiro momento e que, após alcançar o sucesso, se transformam em arrogantes e vaidosas. Ou ainda, nem chegou lá e já demonstra tais características, querendo se promover através de status ou objetos de marcas que traduzam alguém que ela realmente não é. Quando falamos de orgulho, é preciso tomar cuidado, pois o orgulho em demasia precede uma queda, seja ela do sucesso ou da paz interior. É preciso compreender que tendo humildade podemos ir além e conquistar muito mais do que se agíssemos com orgulho. Valorize e respeite as pessoas, afinal, não podemos saber em que ponto da pirâmide estaremos no dia seguinte.


http://estilo.br.msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário