segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Criar aplicativos não é um negócio tão rentável quanto se pensa

Menos do que 0,01%: este é o percentual de criadores de aplicativos móveis que serão um sucesso financeiro ao final de 2018, de acordo com nova pesquisa da Gartner Inc. Cerca de 90% dos apps são baixados menos de 500 vezes por dia, o que gera uma renda diária de US$ 1,25.
ThinkStock"Isso só vai piorar no futuro, quando haverá uma competição ainda maior, especialmente nos mercados de sucesso", explica Ken Dulaney, analista da Gartner. "Nossa análise mostra que a maioria dos aplicativos móveis não gera lucros e que muitos deles não são projetados para gerar receita, e sim usados para construir o reconhecimento de uma marca ou um produto, ou são apenas para diversão. Programadores de app que não reconhecem isso não conseguem ter lucro.”
A Apple, que oferece mais de 1 milhão de aplicativos para o iPhone, iPad e iPod, declarou, na semana passada, que os clientes gastaram mais de US$ 10 bilhões em apps em 2013, mais de US$ 1 bilhão só em dezembro. Os desenvolvedores, que recebem 70% de suas vendas de aplicativos na loja da empresa, ganharam um total de US$ 15 bilhões desde que esse modelo de negócio foi lançado, em 2008.
Mesmo com o sucesso da Apple, muitos consumidores ainda não estão dispostos a pagar por apps. Em 2016, 94,5% de todos os aplicativos móveis baixados ainda será gratuito, prevê a Gartner. Segundo Delaney, os apps bons e de graça criaram grandes expectativas sobre o que os consumidores estão dispostos a pagar.
A Flurry, outra empresa de pesquisas, revela que as categorias mais populares de aplicativos baixados por usuários móveis em 2013 foram de mensagens e aplicativos sociais, seguidas de utilitários e aplicativos de produtividade.
Segundo a pesquisadora, houve um crescimento de 115% no uso de smartphones em 2013 nos Estados Unidos.
Veja abaixo um gráfico que demonstra como os consumidores usam seu disposito móvel:
Reprodução/FORBES
http://forbesbrasil.br.msn.com

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