terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Como saber se você está pronto para empreender

Escrito por Millor Machado, sócio-fundador da rede social Empreendemia

Um dos pontos mais debatidos quando conversamos sobre empreendedorismo é: como o empreendedor faz para avaliar se ele está pronto para empreender?
Uns dizem que apenas uma boa ideia na cabeça e muita força de vontade são suficientes. Outros defendem que é necessário já ter uma grande quantidade de capital, anos de experiência no mercado e um plano de negócios extremamente detalhado.
Pessoa de dedo levantado para fazer uma pergunta Eu particularmente acho que só uma ideia não é o suficiente, mas também não vejo um planejamento gigantesco como o principal fator para fazer o empreendimento dar certo. Na minha experiência, um empreendedor está pronto para sair do lugar quando ele possui, além da ideia, uma combinação de 3 fatores: capital para bancar a sobrevivência, capacidade produtiva para entregar o produto/serviço e o conhecimento dos canais de aquisição de clientes.
Pelo lado do capital, gosto de usar uma técnica chamada relógio da morte. Basicamente, o relógio da morte consiste em registrar o dinheiro disponível, os custos fixos e então calcular quanto tempo o dinheiro disponível consegue segurar esses custos. Ou seja, caso não haja nenhuma venda, por quanto tempo a empresa sobrevive com o capital atual?
Apesar do nome desesperador, essa técnica mostra de forma muito clara a quantidade de capital que você precisará até que a empresa consiga andar com as próprias pernas.
Além do capital, o empreendedor precisa ter muito claro como fará para entregar seu produto/serviço. Por mais óbvio que pareça, é necessário um padeiro para viabilizar o projeto de uma padaria.
Por último e mais importante, um ponto extremamente essencial para avaliar a viabilidade de um projeto é uma noção, mesmo que geral, de como você fará para atrair novos clientes e se relacionar com eles.
De nada adianta ter a ideia mais genial do mundo se não houver um plano extremamente coerente de quem é o público-alvo e quais serão as maneiras usadas para alcançá-lo. Não necessariamente o empreendedor sozinho precisa ter esses 3 pontos. É para isso que servem os sócios.

http://exame.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário