terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Organizando suas contas em 2014

Começo de ano: hora de tirar o dinheiro do bolso ou colocar a casa em ordem após os gastos das festas de Natal e Réveillon. Se o leitor não guardou parte do 13º salário para as despesas que começam em janeiro, o momento pede organização. Para não se perder, siga as dicas!

Veja como colocar as contas em ordem no começo do ano - 1 (© Morgue File Divulgação)IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Pagar à vista é bom negócio se você tiver dinheiro guardado, pois há desconto de 3%. Mas não vale a pena adquirir empréstimos para pagar o imposto em cota única. O IPVA também pode ser pago em fevereiro em parcela única sem o desconto ou parcelado em três vezes, com o primeiro pagamento em janeiro.

IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O pagamento pode ser efetuado de uma só vez ou em até 10 prestações iguais, mensais e sucessivas, com vencimento sempre no mesmo dia de cada mês. Há desconto de 4% no pagamento à vista. Caso não tenha guardado o dinheiro, a melhor opção é parcelar.

Veja como colocar as contas em ordem no começo do ano - 1 (© Morgue File Divulgação)
Dívidas. Ficou empolgado no fim de ano e gastou mais do que devia? Parcelar novamente a fatura do cartão de crédito pode transformar o seu problema numa bola de neve, porque os juros cobrados são sempre muito altos. Tente primeiro negociar essa taxa com a empresa do cartão. Geralmente, o melhor negócio é levantar um empréstimo bancário. A taxa de parcelamento do cartão de crédito é de 12 a 15% ao mês, e alguns bancos emprestam dinheiro de 3, 5 a 5% ao mês. O mesmo vale para cheque especial.

Material escolar dos filhos. Antes de comprar a lista toda, verifique se há itens do ano passado que ainda podem ser aproveitados, como lápis de cor, régua, giz de cera, apontador, entre outros. Uma boa ideia é participar de comunidades da escola nas redes sociais e propor trocas de livros e uniformes com pais de crianças de outras séries. Sabendo exatamente do que precisa, organize ou faça parte de um grupo para comprar o material no atacado, porque os preços geralmente compensam.

Veja como colocar as contas em ordem no começo do ano - 1 (© Morgue File Divulgação)Aproveitando sobras. Se restou um dinheirinho, organize agora para não passar sufoco. A poupança é um dos investimentos mais seguros do País, embora seja o que oferece o menor retorno. A pessoa ainda pode apostar nos papéis do governo (Títulos do Tesouro) e CDBs (Certificados de Depósito Bancários), que são títulos emitidos por bancos e negociados a partir de uma taxa bruta de juros anual. Em todos os casos, vale pesquisar as condições para avaliar qual modelo se encaixa mais às expectativas.

http://estadao.br.msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário