sábado, 15 de outubro de 2011

Pensador cria regras para excesso de e-mails

O tempo médio que uma pessoa leva para responder a um e-mail é maior do que o usado para compor um original. Assi, os usuários acabam causando uma avalanche de mensagens virtuais. Pensando nisso, Chris Anderson criou uma lista de dez grandes regras para colocar um fim nesse ciclo (emailcharte.org). Anderson é curador di TED (www.ted.com/), um evento que reúne especialistas de várias áreas para exporem suas ideias. Em suas regras, o pensador propõe que o usuário tente não prejudicar a caixa de e-mail do destinatário de sua mensagem.


Respeite o tempo do destinatário do e-mailComo remetente, é sua a função de minimizar o tempo que o seu destinatário levará para responder o e-mail. 


Concisão e lentidãoCompreenda quando um e-mail demora para chegar e não dá respostas detalhadas. Ninguém quer soar grosseiro, então não leve para o pessoal. 


ClarezaEscreva o assunto do e-mail de maneira clara e, se achar necessário, use marcações como [importante] ou [baixa prioridade]. 


Evite perguntas abertasCuidado com e-mails longos finalizados com questões como "O que você achou?". É melhor fazer perguntas simples e fáceis de responder. 


Corte suas respostas sem conteúdoVocê não precisa responder a todos os e-mails. Se seu e-mail é apenas um "legal" ou "está OK", evite enviá-los. 


Diminua os rastrosContexto é importante, mas você não precisa incluir todas as conversas anteriores no e-mail. Tente deixar só as mensagens mais relevantes. As três últimas bastam. 


Evite arquivos em anexoNão use elementos gráficos, como assinaturas que aparecem como arquivos em anexo nos e-mails. Também evite enviar textos como arquivos em anexo. 


Seja claro quando não há necessidade de respostaSe a mensagem que você está enviando não precisa ser respondida, seja claro. Finalize o e-mail com "não é preciso responder". 


Cuidado com as cópiasQuando você adiciona uma pessoa em cópia em um e-mail, está multiplicando o tempo que a mensagem levará para ser respondida. Use a opção com cuidado. 


Desconecte-seIdealmente, quanto menos tempo gastarmos com e-mail, menos e-mails receberemos. Considere dosar o tempo dedicado a eles e tire uma folga nos finais de semana.


Fonte: Folha de São Paulo, quarta-feira, 06 de julho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário